O Festival de Literatura Infantil de Monteiro Lobato foi criado no ano de 2010 como parte do projeto de preservação da memória e da obra infantil do escritor José Bento Monteiro Lobato, no objetivo de incentivar a leitura, valorizar a cultura e a educação, além de formar novos leitores.
A primeira edição do evento foi um marco histórico, confirmando o potencial e influência que a literatura infantil mantém na cidade de Monteiro Lobato, interior de São Paulo, e na região do Vale do Paraíba. O evento possibilita que adultos, adolescentes e crianças sejam envolvidos em atividades de leitura, palestras, apresentações artísticas e musicais, além do contato direto com os livros.
Em mais de uma década de existência, o evento colhe bons frutos na cidade considerada “Berço da Literatura Infantil Brasileira”, lugar onde nasceu a história do Sítio do Picapau Amarelo e personagens inesquecíveis como Emília, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Tia Nastácia, Narizinho, Pedrinho e tantos outros.
O evento é realizado pela Prefeitura de Monteiro Lobato, que busca parceiros e patrocinadores que acreditam na literatura, na educação e no poder de transformação da cultura.